5 de agosto de 2011

Agenda Cultural

O amor de Clotilde se despede do Recife neste fim de semana


Foto por Priscila Buhr

Considerado o melhor espetáculo do ano pelo público e crítica do 17° Janeiro de Grandes Espetáculos, O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas se despede do Recife e vai representar Pernambuco nos palcos do Sul e do Sudeste. As duas últimas apresentações na cidade acontecerão neste sábado (6/8) e domingo (7/8), no Teatro de Santa Isabel.

A montagem, que em um ano foi encenada cerca de 78 vezes para um público de dez mil pessoas, será apresentada então no Festival Aldeia Velho Chico, em Petrolina, no dia 20 de agosto, passando ainda pela Mostra de Teatro e Dança, em Surubim, o Cena Contemporânea, em Brasília, Porto Alegre em Cena e Festival Internacional de Artes Cênicas, no Rio Grande do Sul.

Com direção de Jorge de Paula, O amor de Clotilde é inspirada na obra A Emparedada da Rua Nova, de Carneiro Vilela, folhetim publicado no século 20, posteriormente transformado em livro. A Emparedada fala da trágica história de uma moça que teria sido emparedada viva pelo próprio pai, um rico comerciante, depois que este descobriu sua gravidez. O crime, que teria acontecido em um casarão na Rua Nova, virou uma lenda urbana. O texto de Carneiro Vilela dencuncia mazelas da sociedade da época, e seus valores distorcidos.

A Trupe Ensaia Aqui e Acolá foi formada em 2006 por oito arte-educadores, formados pelo curso de Licenciatura em Educação Artística/Habilitação em Artes Cênicas (UFPE), e artistas profissionais, que compartilham a necessidade de experienciar processos colaborativos de criação cênica. Os espetáculos realizados até agora foram Rififi no picadeiro (Fomento às Artes Cênicas da Prefeitura do Recife, 2007) e O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas (Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, 2009).


Ficha Técnica
Encenação: Jorge de Paula
Direção de atores: Ceronha Pontes
Figurinos: Marcondes Lima
Cenografia: Jorge de Paula
Maquiagem: Trupe Ensaia Aqui e Acolá/ Assessoria de Ana Medeiros
Iluminação: Sávio Uchoa
Operação de luz: Luciana Raposo
Operação de som: Juliana Montenegro
Identidade visual: Daniela Borel
Elenco: Andrea Rosa, Andréa Veruska, Iara Campos, Jorge de Paula, Marcelo Oliveira e Tatto Medinni.
Participação especial (voz): Ricardo Mourão e Hermila Guedes.
Direção de produção: Karla Martins
Dramaturgia, Trilha Sonora e Produção executiva: Trupe Ensaia Aqui e Acolá

Serviço:
O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas
Onde: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio)
Quando: 6 e 7 de agosto (sábado e domingo), às 20h
Quanto: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
Informações: 3355-3322
www.revistacontinente.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário