17 de junho de 2009

Ciclos, Seriação E Avaliação: Confronto de Lógicas

O processo de avaliação tomam o lugar dos motivadores naturais e passam a ser a principal ancoragem, além da pressão familiar, para produzir a motivação para o estudo. Como na escola aprendem-se/ensinam-se relações, a avaliação assume a forma de "mercadoria" com as características de dualidade existentes na sociedade capitalista: Valor de uso e valor de troca, com predomínio do último sobre o primeiro. "Aprender para trocar por nota".
O aluno é cada vez mais conformado a ver a aprendizagem como algo que só tem valor a partir da nota ( ou aprovação social), que lhe é externa, e a troca pela nota assume o lugar da importância do próprio conhecimento como construção pessoal e poder de interferência no mundo. O processo de avaliação adquire centralidade na escola, porque faz parte da gênese do aparecimento da forma escola - separada da vida.
É comum os alunos indagarem para que serve o que estão aprendendo. Professores têm de se desdobrar para conseguir motivar os alunos. Tudo isso porque a escola é vista com preparação para a vida, e não como a própria vida. Isolados em salas de aula, assistem das janelas da escola à vida passar. Estão "enclausurados", à espera de poder viver quando chegar a hora. O saber é passado verbalmente ou por meio de livros ou materiais impressos - são impedidos de aprender com a natureza e com a sociedade. Tal é o isolamento e a artificialização a que são submetidos os alunos.Entretanto, a sala de aula é uma construção histórica com finalidades claras de aprendizagem de determinadas relações sociais vigentes na sociedade que a cerca.

Luiz Carlos de Freitas

Um comentário:

Adriana Freitas disse...

ADOREI O TEXTO
MAS BEM Q VC PODERIA TER COLOCADO O EXERCICIO DE AVALIAÇÃO!
AINDA DA TEMPO! KKKKKBJS

ADRIANA

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