22 de julho de 2009

Paulo Freire o Mestre da Alfabetização de Adultos

Paulo Reglus Neves Freire (1921-19997) pernambucano, nasceu no dia 19/09/1921 em Recife no Bairro de Casa Amaralela. Foi um educador que se destacou-se por seu trabalho na área de educação popular, voltado tanto para escolarização como para a formação da consciência. É considerado um dos pensadores mais notáveis da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. Paulo Freire aprendeu a ler com os pais, à sombra das árvores do quintal da casa em que nasceu. Sua alfabetização partiu de suas próprias palavras, palavras de sua infância, palavras de sua prática com criança, de sua experiência, e não da experiência dos pais, fato que influenciaria seu trabalho, anos depois.
Paulo Freire em sua caminha de educador insistiu no fato de que não inventou método de alfabetização algum, em sua experiência, ele demonstrou que, na língua portuguesa, não são necessárias mais do que duas dezenas de palavras geradoras para se completar a alfabetização inicial.
Alfabetização e Concientização
A técnica de alfabetização proposta por Paulo Freire surgia como uma consequência natural da tomada de conciência dos problemas vividos pelo grupo.
Dessa pesquisa, nasciam as palavras e os temas geradores. As palavras geradoras deviam ser escolhidas considerando-se não apenas seu significado e relevância social para o grupo do círculo de cultura, mas precisavam, também, apresentar todos os fonemas de língua portuguesa.
Palavra geradora: Salário
Ideias para discurssão:
  • A valorização do trabalho e a recompesa.
  • Finalidade do salário: manutenção do trabalhador e de sua família.
  • O horário de trabalho, segundo a lei.
  • O salário mínino e o salário justo.
  • Repouso semanal, férias, décimo terceiro mês.

Finalidade da conversa:

  • levar o grupo a discutir sobre a situação do salário dos camponeses.
  • discutir o porquê dessa situação.
  • discutir com o pessoal sobre o valor e a recompensa do trabalho.
  • levar o grupo a descobrir o dever que cada um tem de exigir o salário justo.

Encaminhamento da conversa:

  • o que é que vocês estão vendo nesse quadro?
  • como é que esta situação do salário dos camponeses? por quê?
  • o que é salário?
  • como deve ser o salário? por quê?
  • o que é que a gente sabe sobre o salário?
  • o que podemos fazer para conseguir um salário justo?

Moacir Gadotti

Convite à leitura de Paulo Freire

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