30 de novembro de 2009

Aprendizado de História no contexto escolar

A "memorização" no processo de aprendizagem de História

As lembranças de muitos alunos da História escolar e os livros escolares no século XIX indicam o predomínio de um método de ensino voltado para a memorização, mas não um tipo de memorização ativa que desenvolve a capacidade intelectual de memorizar, mas sim, um método que significa saber de cor nomes e fatos com suas datas, repetindo exatamente o que estava no livro ou copiado nos cadernos.Esse método era apresentado por perguntas e respostas.Infelismente esse método é fato existencial em muitas escoalas tradicionas nos dias atuais, verificamos isso, em livros didático e apostila adotada em várias escolas
A memorização no século XIX era tônico do processo de aprendizagem e a principal capacidade exigida dos alunos para o sucesso escolar. Aprender era memorizar. Tal concepção de aprendizado, fundamentada no desenvolvimento da capacidade do aluno em memorizar,criava série de atividade para "o exercício da memoria, constituindo os chamados métodos mnemônicos.

BITTENCOURT, Lirce Maria Fernandes
Ensino de História e métodos

Nenhum comentário:

Postar um comentário