23 de janeiro de 2010

TCC... ler, pensar e escrever...

Fala e escrita superioridade ou inferioridade no espaço escolar??


Fala e escrita são diferentes, mas as diferenças não são polares e sim graduais e contínuas. São duas alternativas de atualização da língua nas atividades interativas de socialização diárias nos momentos estabelecidos no espaço escolar. Por que se valoriza tanto a escrita e se tem uma maior preocupação para que a criança aprenda a ler e escrever fluentemente, se muitas vezes ela não domina a linguagem oral??
Na sociedade atual, tanto a oralidade quanto a escrita são imprescindíveis. Trata-se, pois de não confundir seus papéis e seus contextos de uso, e de não discriminar seus usuários. Por exemplo, há quem equipare a alfabetização (domínio ativo da escrita e da leitura) com o desenvolvimento. Outros sugerem que a entrada da escrita representa a entrada do raciocínio lógico e abstrato. Ambas as teses estão cheias de equívocos e não passam de mitos. Mas é evidente que a alfabetização continua fundamental (MARCUSCHI, 2008).

Marcuschi, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: cortez. 2008.

Um comentário:

Rosemir Tavares disse...
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