11 de abril de 2010

Você professor já pensou fazer um trabalho interdisciplinar em geografia?

A interdisciplinaridade na escola: possibilidades

Pensar e agir interdisciplinarmente não é fácil, pois passar de um trabalho individual e solitário, no interior de uma disciplina escolar, para um trabalho coletivo faz emergirem as diferenças e as contradições do espaço social que é a escola. O pensar interdiscilplinar vai à busca da totalidade na tentativa de articular os fragmentos, minimizando o isolamento nas especializações ou dando novo rumo a elas e promovendo a comprensão dos pensamentos e das ações desiguais, a não-fragmentação do trabalho escolar e o recnhecimento de que alunos e professores são idealizadores e executores de seu projeto de ensino.
O conjunto de tais princípios requer a ruptura com a metodologia de ensino arraigada em nossas escolas e assumida pelos professores como "normal": adotar ou indicar um livro didático, passar por todos os capítulos, realizar questionários ou provas e conceder os créditos necessários para quer o aluno passe de ano ou obtenha um diploma no final do curso. Práticas pedagógicas com essas características já não podem ser aceitas, particularmente no que diz respeito aos conhecimentos geográficos.

PONTUSCHKA, Nedia Nacib. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2007.

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