15 de agosto de 2010

Um pouco de conhecimento

Origem do livro

Se considerarmos como livro uma obra escrita, teremos que remontar à escrita cuneiforme feita pelos assírios e babilônios e ao Código de Hamurabi (conjunto de leis transcrito em 1694 a.C.). O mais antigo texto literário seria a Epopéia de Gilgamesch, escrita no século 7 a.C., na Babilônia. A Íliada, de Homero, teria sido escrita por volta de 725 a.C., mas só foi “impressa” no século 6 a.C. Considerando a configuração atual do livro, o primeiro a ser impresso com tipos móveis, com capa e encadernado foi a Bíblia de 42 linhas de Gutenberg (1397 – 1468), publicada em 1454 na Alemanha.

Gutenberg

Gutenberg

Originalmente os textos eram escritos em papiro, depois em pergaminhos e só durante o Império Romano ocorreu uma das transformações que os aproximaram da forma convencional do livro. Nessa época, os juristas decidiram manusear o pergaminho de forma diferente, dobrando-o em quatro ou em oito, chamando esse caderno de volumem, costurando esses cadernos uns aos outros, construíam o que chamavam de códex (códice). Mais tarde, na Idade Média esses códices passaram a conter também iluminuras e miniaturas ilutrativas.

Biblia de Gutenberg

A existência do livro se deve a uma sucessão de invenções que possibilitaram a fixação da escrita em um suporte, desenvolvimento de tintas, etc. O papel foi inventado pelo chinês Cai Lun em 105 a.C., que sugeriu a utilização de casca de amora, bambu e grama chinesa como matérias-primas. No século VII esse conhecimento é levado à Arábia por um monge budista, de lá vai para à Europa em 1150 através do domínio mouro, em Valência, Espanha. Na China o livro mais antigo é o Diamante sutra, uma escritura budista de 11 de maio de 868, que foi impressa em um rolo de papel através de blocos de madeira esculpida.

Os chineses também inventaram o tipo móvel, 400 anos antes de Gutenberg, entre 1041 e 1049. O seu inventor, Pi Shêng, foi um escritor e utilizava argila cozida para fabricá-los. Shên Kua, contemporâneo do inventor, relatou a produção de milhares de cópias, mas não é específico se foram em forma de rolos ou livros. Essas obras impressas eram o que ele chamava de Os cinco Clássicos.

estatua de Pi Sheng

Pi Shêng


Na Idade Média, antes da invenção dos tipos móveis, os livros eram esculpidos em madeira. Um dos mais antigos é Exercitium super Pater Noster (1440), com ilustrações e texto em holandês e latim. A série mais importante é a edição ilustrada do Apocalipse, na segunda metade do século XV, e o Ars Moriendi, de 1450.

Na Europa, alguns especialistas afirmam que o livro mais antigo impresso em forma de códice e com tipos móveis de metal foi um poema conhecido como O julgamento do mundo, impresso entre 1444 e 1447. A impressão é atribuída a Gutenberg e só resta um fragmento da obra, encontrado em 1892, deduz-se que o livro tinha 74 páginas, com 28 linhas cada.

http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-origem-do-livro-1542468.html

2 comentários:

Graciela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Graciela disse...

Oii, vi teu recadinho e vim te visitar também.
Adorei teu blog, muito culto ein, parabéns!!

Postar um comentário