30 de novembro de 2010

Dica

Uma década de arte em toda parte

Escrito por Continente Online

O ritmo sereno de Olinda costuma ser invadido por aventuras culturais de grande porte como o Carnaval, a MIMO e, recentemente, a Fliporto. Agora é "a hora e a vez" do Olinda Arte em Toda Parte, evento que chega em sua décima edição integrando a agenda artística das ladeiras do Sítio Histórico. As portas e janelas dos artistas estarão abertas ao público de 2 a 12 de dezembro, sob a curadoria estreante do evento, a cargo do artista plástico Raul Córdula. O acesso é gratuito.

Nas outras edições, o evento não contou com uma curadoria. A escolha de Córdula dará um novo fôlego ao evento, renovando-o. Entre as suas primeiras ações, o paraibano, radicado em Olinda, idealizou uma exposição que trouxesse o diálogo entre as gerações da cidade. Na década de 60 e 70, vários artistas fixaram-se em Olinda, criaram laços e muitos dos seus filhos cresceram na cidade e deram continuidade ao trabalho artístico dos pais. “Propus uma exposição que contasse essa história por resultados e não por imagens”, afirmou Córdoba. É essa relação entre 'herdeiros' e 'fundadores' característica do sítio histórico olindense que vai ser retratada no Olinda arte em Toda Parte de 2010.

Sendo assim, exposição irá ocupar três espaços na Cidade Alta: o salão do Mercado da Ribeira e o hall de entrada da casa de Giuseppe Baccaro (onde funcionava o famoso Ateliê Coletivo de Olinda, do qual o próprio artista italiano fez parte) que vão receber o trabalho dos 'herdeiros' e o salão da Prefeitura de Olinda, lugar onde estarão as obras dos 'fundadores' oriundos da geração de 1960 e 1970, como Samico, Teresa Costa Rego e João Roberto Peixe.

Está também prevista a elaboração de um catálogo que, assim como a exposição comemorativa, está regido pelo próprio tema do evento: "Cidade do Artista". Dessa forma serão catalogadas as obras das gerações de pintores, gravadores, escultores, desenhistas e talhadores que transformaram o Sítio Histórico em um celeiro genuíno de criatividade no mundo.

Este ano, o evento conta com 231 artistas e artesãos e 76 ateliês, além de oficinas que serão realizadas no Parque do Carmo, palestras, festas, mostras, atividades culturais e um roteiro gastronômico temático especial. As inscrições para as oficinas abrem a partir da próxima semana.

Na solenidade de abertura será feita uma homenagem a Tereza Costa Rêgo, Sérgio Rezende, Luciana Santos e João Falcão, que ajudaram a criar a iniciativa do evento, em 2001.


Serviço
10° Olinda Arte em Toda Parte
Quando: De 2 a 12 de dezembro de 2010
Onde: Nas ladeiras do sítio histórico de Olinda, em Pernambuco, Brasil
Site: www.olindaarteemtodaparte.com.br
Acesso gratuito
www.revistacontinente.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário