3 de dezembro de 2010

Dica

Nova Bulgária invade o Recife Antigo

Escrito por Maria Amorin
Com a proposta de fazer uma Feira Literária irreverente, longe dos padrões do cenário literário contemporâneo, surgiu, em 2009, a FreePorto, promovida pelo grupo Urros Masculinos. Do dia 03 a 05 de dezembro, o bairro do Recife Antigo irá transformar-se em um lugar independente, onde escritores e atores encenarão a narrativa O casamento da raposa ao ar livre. O público, é claro, também está convidado a participar.

O bom humor e a ironia são as grandes marcas do evento. Nessa segunda edição a temática proposta é a do 'livro vivo', daí a encenação. Está programada também uma série de conferências com representantes da literatura pernambucana e nacional, além do poeta uruguaio Martín Palacio Gamboa.

A Nova Bulgária, universo fictício projetado nas ruas do Recife Antigo, será o reino dos escritores. As ruas serão os seus locais de declamação e, durante os três dias de evento, eles ditam a política local. Tudo em nome da boa literatura. Sem esquecer-se, é claro, que o público poderá sempre participar das ações. Quem quiser clamar a rua como sua, deve fazer uma declaração pública na Rua da Moeda, em forma de poema.

A FreePorto 2010 também contará com apresentações musicais, conversas, lançamentos de livros e com a entrega do primeiro Prêmio Pierre Menard de Cover Literário, para quem fizer o melhor cover de seu autor favorito. Os homenageados desse ano serão os escritores Campos de Carvalho (daí o nome Nova Bulgária, em função do seu livro Púcaro Bulgáro), Lucila Nogueira e Silvana Menezes. A programação completa está disponível no site do evento: www.freeporto.wordpress.com.
www.revistacontinente.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário