15 de setembro de 2010

Dica

Literatura inspira exposição na APG

Escrito por Raquel Monteath

"Não enxergo o sertão como símbolo de pobreza. Vejo-o com uma força estética muito grande, dotado de uma natureza fascinante". Essa é a descrição do fotógrafo paulista Eduardo Simões sobre a série Ideogramas, que compõe uma das séries expostas na Arte Plural Galeria. Intitulada Paisagem sem memória, a mostra fica em cartaz até o início de outubro, integrando a programação do circuito SPA das Artes no Recife.

Com duas séries em preto e branco, a exposição traz a inédita Ideogramas, inspirada nas obras de Euclides da Cunha e Ariano Suassuna -traz imagens da caatinga do sertão de Canudos e da Paraíba-, e a série Vestígios: o Rio de Machado de Assis que busca, através da estilística realista do escritor, retratar o Rio do século 19 ainda presente no século 21. "É como se os fantasmas de Machado de Assis escapassem de sua época para continuar circulando hoje", explica o fotógrafo.

Com curadoria da crítica de arte Simonetta Persichetti, a mostra conta com cerca de 25 imagens feitas em negativo Tri-X Pan 6x6 e impressas em papel de algodão com tinta de alta permanência, e ocupam o térreo e o 1° andar do espaço cultural.

Eduardo Simões - Fotojornalista autodidata, foi um dos membros fundadores da agência F4 e editor assistente de fotografia da IstoÉ. Passou por revistas como Goodyear, Bravo e República, além de produzir, nos anos 1990, para os Cadernos de Literatura Brasileira, do Instituto Moreira Salles, ensaios fotográficos sobre a obra de escritores como João Cabral de Melo Neto, Raduan Nassar, Jorge Amado e Rachel de Queiroz. Entre os prêmios que ganhou, está o Vladimir Herzog de Direitos Humanos, Aberje de Fotografia e Abril de Ensaio Fotográfico.
A Arte Plural Galeria contou com o incentivo do Instituto Moreira Sales para realizar a exposição.

SERVIÇO
Exposição “Paisagem sem memória”, por Eduardo Simões
Quando: De 15 de setembro a 08 de outubro | Terça a sexta, das 13h às 19h | Sábados e domingos, das 16h às 20h
Onde: Arte Plural Galeria (Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife – PE)
Entrada franca
Informações: 81 3424.4431

2 comentários:

Vanessa disse...

Quanta saudade!!
Hoje com meu Eterno Amor .
Venho carinhosamente
deixar meu carinho .
E agradecer a Deus
nossa linda amizade .
Que seja eterna e verdadeira.
Um carinhoso beijo,Evanir
Fica a vontade para pegar award
E troféu ,Eterno Amor.
http://evanir-garcia.zip.net/

Cindy Lima disse...

Seguiindo *_*

Postar um comentário