4 de dezembro de 2010

Dica

Buhr e a "AutoDescontrução"

Escrito por Raquel Monteath

Se auto-conhecer quase sempre é uma tarefa difícil. Na perspectiva da jovem fotógrafa Priscilla Buhr, por exemplo, o insight sobre o tema surgiu de uma oficina com o renomado fotógrafo Cláudio Feijó. Daí, resultou o seu mais recente projeto pessoal, a exposição "AutoDescontrução", que entra em cartaz na sexta 03/12 e fica até 22/01 no Mamam no Pátio, localizado no Pátio de São Pedro, no centro do Recife.


Usando a técnica de light painting (desenho com luz), 14 autoretratos em p&b compõem a mostra, que teve como meta principal transpor o autoconhecimento para as imagens. Divididas em pequenos blocos, as fotografias mostram partes do corpo da fotógrafa, como boca, pernas, mãos. Uma das inspirações veio do trabalho do fotógrafo esloveno deficiente visual Evgen Bavcar, que usa em suas imagens contrastes entre a luz e a escuridão.


"O desafio era realmente me conhecer usando o recurso da fotografia, apesar de eu não gostar até hoje de aparecer em fotos. O trabalho é bastante íntimo, mas o resultado foi além do autorretrato. Posso dizer que não me reconheço nas imagens, é uma desconstrução do que eu sou, uma projeção de mim", explica a fotógrafa.


Priscilla Buhr - Nascida em Recife (PE), a jovem fotógrafa iniciou sua carreira profissional em 2007, estagiando no Jornal do Commercio. Em 2008, teve um trabalho selecionado para a III Mostra Recife de Fotografia. No mesmo ano, foi vencedora da mostra competitiva nacional do 21º Set Universitário (PUCRS/Famecos) na categoria Jornalismo/Fotografia. Em 2009 passou a integrar a galeria Perspectiva, do blog Olhavê (eleito melhor Blog/Site do “O Melhor da Fotografia, Brasil 08/09”). No início de 2010 foi uma das vencedoras do Fotograma Livre (mostra que integra a programação do FestFotoPoA), sendo convidada a participar do programa Fotografia Brasileira Contemporânea da edição 2011. Durante um ano foi fotógrafa da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e atualmente é repórter fotográfica do Jornal do Commercio.


Serviço
Exposição “AutoDesconstrução”
Onde: Mamam no Pátio
Quando: De 03 de dezembro até 22 de janeiro de 2011
Horário de visitação: De segunda a sexta, das 09h às 17h | Sábados, das 9h às 12h
www.revistacontinente.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário