13 de dezembro de 2010

Música

XIII Virtuosi - Festival Internacional de Música de Pernambuco

Escrito por Maria Amorin

Pelo segundo ano consecutivo o Virtuosi - Festival Internacional de Música de Pernambuco se divide entre Recife e Olinda. De 13 a 19 de novembro, o evento chega em sua décima terceira edição homenageando dois grandes nomes da música brasileira: o maestro e violinista Cussy de Almeida e o trombonista Radegundis Feitosa. As apresentações serão realizadas no Teatro de Santa Isabel e no Convento de São Francisco, o acesso é gratuito.

Idealizado por Rafael Garcia e Ana Lúcia Altino, o Virtuosi pretendia criar um espaço para difundir e dar visibilidade à música erudita. Com grandes nomes internacionais e nacionais, o festival é um dos mais esperados do calendário pernambucano. Nessa edição, destacam-se o violinista russo Ilya Gringolts, o pianista filipino Victor Asuncion , a soprano brasileira Gabriella Pace e o grupo canadense Penderecki String Quartet.

Para a abertura do festival (13/12), o New Classic Ensemble Vienna (foto) fará uma apresentação no Convento de São Francisco, às 20h. O grupo é liderado pelo pianista Lisa Smirnova, considerada uma das mais talentosas de sua geração, e seu repertório é baseado nos concertos para piano de Bach, Haydn e Mozard.

O Teatro de Santa Isabel, casa recifense do Virtuosi, se divide entre as séries Salão Nobre e Vicente Fittipaldi. A primeira acontece entre os dias 13 e 17 de dezembro, sempre às 17h, e realizará em sua abertura uma homenagem a Cussy de Almeida. Já a série Vicente Fittipaldi reúne os principais concertos do festival e também fará um tributo ao segundo homenageado do festival: Radegundis Feitosa, nessa quarta-feira (15/12).

Antes mesmo do seu encerramento, programado para o dia 19 de dezembro com um recital do jovem pianista Mattheus Soucek, o festival entra em turnê com o quarteto de cordas The Penderecki Quartet. A primeira cidade contemplada será João Pessoa, no dia 15 de dezembro, com concertos na Igreja da Misericórdia. Em seguida, São Paulo e Porto Alegre receberão o Virtusi. Mais informações no site: http://www.virtuosi.com.br/

Serviço:
XIII VIRTUOSI
Quando: 13 a 19 de dezembro de 2010
Olinda – Convento de São Francisco
João Pessoa – Igreja da Misericórdia
Recife - Teatro de Santa Isabel

Confira aqui a programação completa do XIII Virtuosi
www.revistacontinente.com.br/

Um comentário:

Denise Carreiro disse...

Olá querida, obrigada pela visita. Tb me tornei sua seguidora. Se puderes divulgar meu blog, te agradeço. Meu objetivo é levar consolo, palavras amiga e ensinamentos àqueles que necessitam. bjs.

Postar um comentário